terça-feira, 10 de maio de 2011

"Brincando com as palavras"

     Segundo a autora Kelly de Souza os pais precisam resgatar as brincadeiras poéticas perdidas na memória, precisam ler mais com os filhos, brincar com a linguagem, deixar-se contaminar pela poesia, não procurar interpretá-la e nem tirar lição de moral.
     Acreditamos que o mesmo deve acontecer na escola, poderíamos começar com atividades que tragam mais os pais a escola, para que possam lembrar o quanto é importante estarem perto de seus filhos, e que possam ajudá-los e também serem ajudados pelos filhos. A escola não é apenas o lugar onde os alunos recebem o conhecimento para a vida , é o lugar que já foi dos pais aprenderem. Vamos trazê-los de volta a essa maravilhosa instituição para que aja esse resgate familiar.
     Tendo como experiência o Programa Primeira Infância Melhor, onde o trabalho é feito diretamente com os pais procurando resgatar as brincadeiras culturais objetivando o desenvolvimento da criança a partir da cultura familiar. É um trabalho lento , mas que gera resultados positivos , pois brincar ludicamente faz parte do universo das crianças.
     As escolas devem realizar projetos que visem a participação da família no resgate de cantigas de roda , brincadeiras , versos , poesias , trava línguas , poderiam ser horas de contos, recreio orientado ou sacolas com materiais para as mães trabalharem em casa facilitando o envolvimento da família. Até mesmo porque não podemos cobrar algo que não é disponibilizado.
     A poesia é uma das melhores formas de fazer esse resgate, pois coloca as crianças em processo de interação com o texto, cada um aluno aciona esquemas próprios para processar o texto a fim de atingir os diversos objetivos da poesia.

Cabe ao professor valorizar as habilidades da criança. A poesia poderá fazer parte dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula com alunos e com a família de diversas maneiras.

Ao brincar com as palavras, a criança se relaciona com o mundo da poesia de forma espontânea e divertida com significados variados.
Alessandra, Ana Amélia, Cátia e Graciela



Nenhum comentário:

Postar um comentário